Investigando o campo emocional

Cara, fui inventar de escrever esse texto logo nessa fase com vênus fazendo conjunção com plutão, lua em escorpião, sol em peixes depois daquela cutucada que a super lua em virgem deu em geral. É ou não é pra escrever, parar, refletir, meditar, rescrever e colocar esse processo no repeat?

Para quem não segue ou acompanha nenhum astrólogo nas redes sociais, vamos traduzir assim:
Estamos num momento astrológico e energético de limpeza, transformação e cura. Primeiramente, porque o ano de 2019 pede bastante consciência. Segundamente, para que estejamos preparados para o despertar ou para dar  continuidade ao processo evolutivo ainda precisamos nos lapidar bastante. E nessa semana tivemos bastantes acontecimentos que nos deram aquele empurrãozinho no micro e no macro.

Astrologicamente reproduzindo conteúdo foi mais ou menos assim:
A semana veio com uma energia bem forte de limpeza que veio seguida de um momento em que passamos a refletir sobre nossa maneira de transmutar e nos relacionar. SIM! mais uma vez uma semana em que tivemos sonhos estranhos com exs, pessoas que temos algo não resolvido, e aquele bom e velho sentimento do passado que veio dar um"oi, sumida". Foi uma semana confusa para a maioria pois desde o início do ano em passos bem lentos começamos a ver o quanto nos transformamos em 2018. Começamos a notar que alguns padrões negativos que tínhamos começaram a se quebrar e que não é um sonho, o momento chegou! 

Achamos que por ter sonhos e pessoas vindo do além algumas situações do nosso presente vão repetir o passado, mas não é bem assim! Algumas coisas só aparecem porque estão maduras o suficientes para serem vistas de uma maneira diferente e o período de aquário nos chamou bastante pra isso. Agora com o sol em peixes é possível utilizarmos da nossa intuição e sutileza para aplicar de fato nossos aprendizados e fazer as pazes com o passado.

Então aproveita esses sentimentos e pessoas que estão surgindo na sua mente e diga que você não é mais o mesmo que agora você enxerga esse sentimento ou pessoa de uma forma diferente e está pronto para fazer ambos muito felizes.

Converse com suas inseguranças, suas crianças de forma amorosa.
Não adianta reprimir sentimentos nem do passado e nem do presente.

O primeiro passo para investigar a raiz das nossas emoções é sermos completamente sinceros com nós mesmos. Muitas vezes temos tudo claro na nossa mente como um quebra cabeça montado e simplesmente achamos que aquilo basta. Infelizmente nosso corpo emocional é um pouco mais teimoso e complexo que isso. Sabe por quê?

A resposta é bem simples na verdade. Nossa mente trabalha de forma lógica e linear, ela vai de um ponto A e constrói um caminho ao ponto B e assim por diante. Então quando estamos pensando sobre o que sentimos sempre conseguimos uma resposta meio automática como por exemplo: isso é amor, isso é carinho, isso é ciúmes, isso é raiva (tudo baseado pela nossa forma de agir, expressar e como traduzimos essa linguagem de acordo com o que é visto e aceito pelos outros).

Já o sentimento, a emoção por sua vez é toda complexa porque ela tem diversas variáveis, linhas que se conectam com memórias, níveis de intensidade e profundidade. É como se nossa mente fosse algo mensurável e tangível e nossa emoção expansiva, imensurável e intangível.

A melhor forma de lidar com uma emoção? Ser tolerante e entender que ela vai precisar de tempo para entender o processo da mesma forma que a mente. Não reprima ela como se a experiência negativa que você passou fosse um monstro pois do contrário você está olhando para você mesmo como um monstro e na verdade tudo é aprendizado. No momento em que você vivenciou isso você deu o seu melhor e mesmo que tenha sido dolorido você continuou/está caminhando para chegar num lugar melhor.

Tem dias que a gente acorda cansado dessa teoria toda e acha que nunca estaremos preparados para realmente nos libertar dessas feridas, mas não perca a esperança porque cada ferida tem uma ligação diferente com a nossa alma e algumas demoram mais mesmo, só que nenhuma pretende te prender e te fazer de refém para todo o sempre como se você fosse a Rapunzel em sua torre.

Quando falo de investigar  a raiz dos nossos sentimentos é justamente por este motivo. As vezes você está fazendo as pazes primeiro com aquele eu do passado que não conseguiu se expressar num momento decisivo e importante, mas na verdade ele só existe porque lá atrás quando criança aquele mesmo eu se expressou de forma genuína e foi repreendido pelo pai/mãe/tio/tia nesse processo de adequação comportamental que sociedade exige. (não digo educação porque honestamente não acredito que essas bases de criação que vivemos e temos nos motivam a ser o nosso melhor, mas isso é tema para outro post).

Enfim, deu pra entender como as vezes nós mascaramos e reprimimos nossos sentimentos? Criamos história em cima de história e reescrevemos nossas memórias a partir dessa busca ao pertencimento e aceitação. A jornada do autoconhecimento é algo singular porque é a ferramenta que nos ajuda a compreender nossos comportamentos afim de nos libertamos de crenças limitantes para que possamos ser o nosso melhor e expansivo eu. Quando abraçamos a nós mesmos - o bom e o ruim - estamos abertos para abraçar nossos relacionamentos. E estes, são a base teste da nossa existência aqui na Terra.

É quando nos relacionamos com o outro que verdadeiramente nos transformamos e colocamos em prática tudo aquilo que investigamos e trabalhamos dentro de nós. Então para finalizar vou passar um pequeno exercício que faço quando sinto que tenho uma situação em que um sentimento/ emoção que não consigo identificar está me bloqueando e me levando para auto-sabotagem.

Exercício para liberação de bloqueio emocional :
Primeiro sente confortavelmente, pode ser na cama, no sofá, na praia, na grama. É importante que esteja só que seja um lugar confortável onde ninguém possa vir a interferir ou tirar a sua atenção.

Respire devagar de forma profunda 3x com os olhos fechados.
(fica opcional colocar alguma música de meditação ou instrumental - tenho algumas no meu spotify)

Aos poucos preste atenção aos seus pensamentos agora e comece a direcionar eles para a pessoa ou situação que você sente este bloqueio.

Comece enxergando ele/ela de longe e se aproxime lentamente. Dê " Oi" e sorria.
Pode ser que a principio exista resistência, aperto no peito, raiva, vontade de chorar.
Deixe fluir.

Ao se aproximar um pouquinho mais, converse com essa situação e diga a ela que não tem nada para se preocupar. Que você deu o seu melhor, que você enxerga ela de uma nova forma agora e quer que ela seja feliz junto com você.

Deixe que sua intuição te guie nas palavras, nos movimentos.
Converse com a sua criança, o seu eu do passado também.

E no fim, de forma amorosa lhe dê um abraço.
Diga que está tudo bem e que vocês juntos são mais fortes.
Que você não está sozinho.

Volte lentamente e respire profundamente.

Faça uma oração em gratidão

Uma ótima semana a todos!


Comentários

Postagens mais visitadas