A diferença entre estar sozinho e solidão

Vamos lá!

Algum amigo, conhecido ou parente alguma vez já te aconselhou a fazer alguma atividade sozinho? - "Ai você precisa de uma mudança na sua vida! Por que não começa indo no cinema? Não é tão ruim quanto parece" ou " Você precisa se amar mais, se cuidar. Seu corpo é seu templo".

Já leu algum texto motivacional sobre o quão importante é a gente se amar primeiro para assim amar o outro? - "Como ser feliz sozinha e viver plenamente para assim verdadeiramente se abrir para o amor"

(pausa, para foto de mulher e/ou homem com os braços abertos em posição indicando sentimento de liberdade) 

Já se sentiu julgado pelo seu signo por ser mais ou menos carente?
"É  de câncer  e está falando de fazer alguma coisa sozinho? aiii desiste logo, câncer é suuuuper dependente, não consegue fazer nada sozinho"

Gente, vamos falar de amor próprio, ou Self Love para utilizarmos o termo da modinha.
Você aí que está lendo sobre esse tema, por acaso está refletindo sobre a vida e está chegando a conclusão de que precisa de um SHIFT na vida?  Porque convenhamos, nós só voltamos os olhos para dentro quando chegamos a conclusão de que precisamos mudar o padrão atual. Uma vez eu estava numa aula e a professora falou algo que realmente me tocou -  "Nós só mudamos quando a dor presente é maior do que a dor da mudança". Nada nunca fez tanto sentido na vida quando ouvi isso, e acredito que para as 47 pessoas que estavam naquela sala também!

Nós, seres humanos, insatisfeitos com a vida estamos sempre mudando e nada mais normal do que isso né? afinal, vida é movimento. E quando despertamos para algo que não está legal, seja essa situação a superação de um relacionamento, o estresse cotidiano do trabalho, a rotina corrida ou a falta de propósito no dia, nós optamos por buscar novas formas de viver melhor. Faz parte do processo.

Todos nós somos capazes de estar sozinho e viver bem com isso. Não importa o seu signo, a situação que você procura refletir, superar e curar. Somos TODOS capazes de encontrar em nós mesmos (sozinhos e em nosso individual) a força e incentivo para mudança.

Por que estar sozinho é tão recomendado hoje em dia?
Estamos constantemente numa busca de nós mesmos, nossas essências, identidade, valores. Não importa se você tem 15 anos e está descobrindo o tipo de pessoa que você quer ser ou  30 com crise do que se tornou. Vira e mexe precisamos de um tempo extra para nos recuperarmos e lembrarmos tudo o que passamos para chegar até AQUI. Estamos sempre pensando em fazer aquele detox de tudo que é externo para esquecermos de todas as informações desnecessárias, comentários negativos, cobranças internas e ataques de lixos emocionais que nos são jogados o tempo inteiro no nosso dia-a-dia.

Estar sozinho: é um momento ou fase em que nos comprometemos a focar mais em nós mesmos afim de compreender um processo e evoluir com ele.

Plenitude: é quando compreendemos esse processo e aceitamos de coração.

Ir ao cinema sozinho, se levar para jantar, dançar, beber, e fazer coisas que te fazem se sentir bem. Criar novos hábitos seja uma nova atividade física, a leitura de um livro, uma reeducação alimentar são todos movimentos positivos em direção a mudança, ou seja, são intenções que viraram ações no seu processo de transformação e autoconhecimento. Precisa estar sozinho para fazer isso tudo? Não necessariamente, o mais importante é se sentir confortável!

Autoconhecimento é amor próprio. Quando nos tornamos conscientes de nós mesmos nós estamos enxergando a essência da nossa alma e ouvindo o que ela está falando.

Já a solidão por sua vez é um sentimento oposto. E para explicar isso eu vou me usar como exemplo ok?

Quando me mudei pra Bahia,  eu queria uma mudança drástica de vida. Não via sentindo em São Paulo e queria algo puro de essência. Queria tempo e espaço pra me curar de tudo aquilo que me machucou nessa confusão de sentimentos, relacionamentos e valores. Aí então eu me mudei pro meio do mato. SIM, literalmente meio do ma-to. Minha casa é rodeada de mata atlântica, praticamente não tenho vizinhos, moro afastada da cidade onde as 18h já não tem um pingo de luz no céu e se você deixa a luz da sua casa acessa você dorme com a companhia de insetos voadores. Em suma, sozinha mesmo com contato mínimo entre pessoas.

A principio foi lindo. Tinha todo tempo e espaço do mundo para Self Love. Criei uma rotina voltada a espiritualidade e autoconhecimento (paralelo ao trabalho que acima de tudo também é home office). Acordava todos os dias, meditava, praticava yoga, fazia minhas aulas de surf, fiz alguns ajustes na minha alimentação, rezava todos os dias e além de tudo achei um centro espirita para fazer atendimentos.

Vocês enxergam o erro ai? Porque na minha cabeça limitada eu não via nenhum meeeeesmo, parecia o sonho viver isso todos os dias, estar perto da natureza e do mar.

Mas cara, vou ser 100% honesta aqui ( já conversei com meu ego e com minha auto sabotagem habitual e estamos de acordo nesse desabafo). A verdade é que a plenitude não durou.

Realizar todas essas práticas deram sim o resultado esperado, eu aprendi muito sobre mim de verdade, mas o fato de não ter pessoas ao redor me mostrou tanta coisa que eu desconhecia em mim. No início achei que era coisa de adaptação, eu sempre fui uma pessoa que curtia ficar sozinha, ter seu espaço, dançar na sala escura vazia. Achei que teria zero problemas em morar sozinha e me afastar do mundo. Achei que seria o sonho de qualquer pessoa que curte esses assuntos e se vê meditando numa caverna um tempão em busca da iluminação. Não foi o caso.

Sentir solidão é algo que gera uma instabilidade em você que põe todas aquelas meditações e práticas de yoga no lixo. É preciso estar LITERALMENTE sozinho para sentir solião? Não!! Mas sempre fui meio exagerada na vida. Você pode sentir solidão em qualquer lugar, tal como a felicidade. Mas se você se sente sozinho é preciso olhar com muito amor o lugar em que você sente a ausência dele.

Por incrível que pareça ter contato com pessoas, fazer desabafos, ter pessoas próximas que te façam se sentir acolhido e seguro também faz parte do processo (e é uma necessidade básica biológica do ser humano com pesquisas comprovadas e tudo mais, somos seres sociais e somos mais fortes vivendo em comunidade)

*Chocante né? a gente sempre vê a humanidade se perguntando onde ela vai parar e ela nasceu da vontade de ajudar uns aos outros a sobreviver*

Enfim, voltando...

O que quero dizer é que você não precisa especificamente daquele homem ou mulher,  mas tenha sempre amigos e familiares, pessoas especiais que te estejam lá pra você não importa se é um momento bom ou ruim. Se sentir apoiado e sustentado pelo Universo é também um sinal de que as coisas estão fluindo, esteja você num momento complicado da vida procurando uma solução ou em harmonia com ela.

É preciso ser honesto para olhar uma carência como uma necessidade essencial do seu ser e aceitar. Se você trabalhar o amor próprio e ir investigando a raiz dos seus sentimentos você pode aprender muito sobre si mesmo e com isso aprender a lidar com as dificuldades de uma forma mais resiliente e menos repreensiva. Assim, estar sozinha(o) pode trazer momentos extremamente enriquecedores e expansivos para o seu dia-a-dia e o processo que está passando.


Uma ótima semana a todos!






Comentários

Postagens mais visitadas